Visitantes
- A + A

Imprensa Notícias

Metalurgia oferece 36 horas de conteúdo técnico gratuito para profissionais do segmento

Metalurgia oferece 36 horas de conteúdo técnico gratuito para profissionais do segmento

Novidade na Metalurgia 2018, os Workshops promovidos por expositores e pelo Espaço Portal Aquecimento Industrial, trazem conteúdo técnico qualificado ao evento. São 36 horas gratuitas de oportunidade para profissionais do segmento aperfeiçoarem o conhecimento técnico, durante o evento em Joinville, de 18 a 21 de setembro.

O workshop da Saint-Gobain “Uso de carbeto de silício em processos de fundição de ferros fundidos”, na Metalurgia, apresentado pelo engenheiro de materiais Klebson Silva, atual gerente comercial para a linha metalúrgica da empresa, é uma oportunidade para os profissionais do setor compreenderem todos os efeitos do carbeto de silício no processo produtivo em fundição de ferro fundidos. O carbeto de silício (SiC) é um componente inorgânico formado a partir da ligação entre um átomo de silício e um átomo de carbono com coordenação tetraédrica. O carbeto de silício metalúrgico é utilizado como fonte de silício e carbono com baixos níveis de impureza e proporciona uma melhor nucleação no ferro fundido.  O grão de carbeto de silício metalúrgico tipicamente possui uma granulometria de 0x10mm e é utilizado em fundições em fornos a indução. Sua pureza pode variar de 70% a 96% dependendo da necessidade de cada fundição. O carbeto de silício também pode ser utilizado na forma de briquete em fornos cubilô.

Com o tema “Inspeção de raios X – Soluções por fluoroscopia e tomografia computadorizada”, o palestrante Carlos Sergio Abib, da Shimadzu, explora as técnicas utilizadas em análises de materiais e processos. Ele detalha que a inspeção por Raio-X é um método de análise não destrutivo que permite a obtenção de imagens termográficas em 3D de peças e materiais, possibilitando a observação da estrutura interna com grande riqueza de detalhes, em função da grande ampliação das imagens. Dessa forma, é possível visualizar e medir características internas complexas, sem demonstrar ou danificar as peças/materiais, o que reduz o tempo de inspeção e facilita o rastreamento de defeitos de fabricação. Em virtude dessas características, a técnica é amplamente utilizada em muitas áreas de pesquisa e desenvolvimento, para análise morfológicas e de alternância de estrutura e, para controle de qualidade relacionados à inspeção de pré-produção, análise de falhas e inspeção de lotes.

A tecnologia desenvolvida pela STEINERT para a separação de materiais em processo de reciclagem de alumínio será demonstrada em workshop na Metalurgia. Com o tema “Recuperação de alumínio para reciclagem – estado da arte em tecnologias de separação por Eddy Current”, Leandro Campos Araújo, detalha como ocorre a separação por correntes de Foucault (Eddy Current), usada para separar materiais metálicos não magnéticos e condutores de materiais não condutores. “Nesse sentido, a linha STEINERT Eddy Current fornece a base econômica para todos os sistemas de reciclagem que envolve a extração de metais não ferrosos, graças à sua confiabilidade, vida útil longa e excelentes resultados operacionais”, explica Leandro. Os equipamentos STEINERT foram desenvolvidos para atender as mais diversificadas aplicações, incluindo a separação de embalagens, escórias, sucata eletrônica, lixo urbano, lascas de madeira, entre outros materiais.

“Faça o seu forno falar com você!”. Esse é o tema do workshop que Claudio H. Goldbach, CEO da Perfil Group, apresenta na Metalurgia 2018, representando a empresa do grupo, a TERMICA Solutions. O trabalho foi o case foi vencedor do Innovation Award no Future Aluminium Forum, realizado em maio, na Itália. A TERMICA Solutions foi premiada por transformar fornos em equipamentos 4.0. Em sua palestra Goldbach demonstrará um exemplo prático de como é possível digitalizar todos os fornos da planta de uma empresa, operando-os no conceito da indústria 4.0, com monitoramento remoto das atividades e evitando exposição de profissionais a atividades de risco. Claudio H. Goldbach é CEO da PERFIL Group, holding controladora de empresas da área térmica no Brasil e Estados Unidos e diretor da ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial.

Os “Diferenciais da VCM no Processo de Caldeiraria” estarão na pauta da palestra que abre os workshops de expositores da Metalurgia. Apresentado por Carlos Roberto Valim, CEO da VCM, o workshop evidencia que reinventar também é inovar e que, nos setores mais saturados, pode estar um enorme potencial de inovação. “Justamente porque estão saturados, os processos costumam ser ineficientes e os principais players já estão acomodados. É o ambiente ideal para inovar e se diferenciar no mercado”, explica Valim. “Fora da caixa é o melhor ângulo para enxergar as melhores oportunidades”, acrescenta. A cultura da VCM no setor de fabricação e manutenção é inovar em qualidade e bom atendimento, com foco em atender a necessidade do cliente e planejar soluções customizadas, primando pelo preço, prazo e qualidade.

A programação completa dos Workshops está disponível no site da feira http://www.metalurgia.com.br/congresso. Inscrições no mesmo endereço.

Serviço

Metalurgia 2018 – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços

Data: 18 a 21 de setembro de 2018

Horário: 14h às 21h

Local: Centro de Convenções e Exposições EXPOVILLE - R. XV de Novembro, 4315 - Glória, Joinville – SC

Promoção e realização: ABIFA – Associação Brasileira da Indústria de Fundição

Organização: Messe Brasil – www.metalurgia.com.br

 

Assessoria de Comunicação – Messe Brasil

Simone Hülse Feuser – 47 99911-5501 – simone@hfcom.net.br

X

Envie o link para seu Amigo

Falcan
Messe Brasil  |  47 3451 3000 | feiras@messebrasil.com.br
© 2010 Messe Brasil. Todos os Direitos Reservados